Engenharia de assessment
Existem 3 tipos de Assessment, sendo eles:
1. ASSESSMENT PESSOAL: Esse eixo privilegia a personalidade do colaborador, para traçar suas características mais essenciais e ajudá-lo, junto com o RH, a traçar um panorama mais preciso e abrangente sobre suas capacidades intelectuais. É um norte para identificar aptidões e impulsionar o crescimento/desenvolvimento profissional.
2. ASSESSMENT CULTURAL/CLIMA EMPRESARIAL: Muitas vezes, a performance de um colaborador pode estar insatisfatória, não por questões relacionadas às suas atitudes, e sim por ele não estar alinhado à cultura organizacional – se a companhia não a tem bem definida, as próprias lideranças precisam trabalhar nisso.
Essa vertente de assessment analisa a reciprocidade e a sintonia entre a empresa e o colaborador e, em casos em que as expectativas estão desalinhadas, auxilia a desenhar as ações que podem ser implementadas para melhorar a qualidade desse vínculo.
3. ASSESSMENT DE DESEMPENHO: Esse tipo de assessment está gradualmente caindo em desuso nas empresas, pois ele analisa de forma macro os resultados do conjunto das equipes, buscando identificar padrões no grupo que estão acarretando baixo rendimento, e acaba não contemplando as singularidades de cada colaborador.