O que leva alguém a atacar os outros nas redes sociais?

2

Existem pessoas que sabem que seus comentários são agressões diretas, mas que ainda assim os escrevem pois acham isso muito divertido. Com essas disposições negativas e dolorosas, eles atacam os demais em redes sociais, agindo como verdadeiros “trolls” na internet.

A psicopatia é um transtorno antissocial da personalidade. O termo está em desuso no ambiente clínico e está começando a ser chamado de sociopatia, caracterizada pela falta de empatia.

Os cientistas buscaram características e habilidades sociais particulares em homens e mulheres com esse tipo de comportamento. Descobriram que esses chamados trolls da internet obtiveram pontuação muito mais alta do que o restante, no que se diz a psicopatia e empatia cognitiva.

Ainda não é clara a origem, mas parece ter um comportamento genético que poderia expressar uma função de um ambiente caracterizado por uma carência de carinho na infância.

Também são trabalhadas hipóteses relacionadas a determinadas alterações cerebrais no lóbulo frontal, originadas por má formação. São pessoas com tendências ao tédio que precisam de estímulo constante.

São caracterizadas por essas ações. São manipuladoras que desejam sentir o poder de controle sob os demais. Muitas apresentam traços narcisistas. Essas pessoas têm o impulso e reagem de forma colérica e apresentam problemas para se encaixar nas normas sociais e morais.

Foi comprovado, em muitos casos, que as mesmas não chegam a ler a mensagem toda na internet e em seguida executam algum tipo de crítica destrutiva, com o único intuito de ferir e provocar, para desta forma trazer algum prazer imediato para si.

Ainda não existem estudos que nos digam como parar esse fenômeno. Embora não responder seus ataques pareça ser a melhor forma de impedir que seu desejável comportamento obtenha o reforço. E da mesma forma, uma vez que você não retorna a um alvo desses trolls da internet, a brincadeira perde a graça. E como um apelido que você não dá bola, acaba não pegando.

Leia também