O que faz um Psicologo
As mais conhecidas dessas áreas são o atendimento clínico, onde os psicólogos atendem por meio de psicoterapias e orientações psicológicas pacientes que estão passando por algum momento difícil em sua vida. Atendem também pessoas que querem se conhecer melhor, assim adquirindo melhor consciência e equilíbrio emocional para resolver questões que já estão sendo vividas ou problemas que ainda surgirão em suas vidas.
No Brasil, cerca de metade dos psicólogos realmente trabalham somente na área clínica. Outra parte desses profissionais trabalha em áreas como:
– Psicologia do esporte: ajuda desde pilotos da stock-car até jogadores de futebol a melhorar e manter o equilíbrio de suas performances;
– Psicologia no exército: auxiliam e indicam transtornos de estresse pós-traumático, por exemplo;
– Psicólogos em instituições públicas e privadas: neste ramo, são responsáveis por selecionar e treinar, avaliar o desempenho de funcionários e tentar melhorar a qualidade de vida e a efetividade desses profissionais;
– Avaliações psicológicas: visando responder uma pergunta específica que foi levantada. Como identificar se uma pessoa pode ter um quadro de déficit cognitivo, diagnosticar uma criança com superdotação, diagnosticar possíveis quadros depressivos maiores, etc.;
– Psicólogos podem ajudar vários profissionais a tomarem decisões importantes, como: juízes, no contexto da psicologia forense; médicos, dentro da psicologia da saúde; e pais, no contexto da psicologia escolar.
– Outra parte dos psicólogos se ocupa com pesquisas científicas e trabalham normalmente como professores em instituições de ensino. Além de darem aulas, conduzem pesquisas que ajudam a entender e melhorar a mente e o comportamento humano. São cientistas que tentam responder perguntas fundamentais sobre nós mesmos. Estudam o cérebro e nossas funções mentais, métodos mais eficazes de ajudar uma pessoa a parar de fumar, quais os motivos emocionais que fazem um casal se divorciar e outros não, transtorno de ansiedade, impacto da tecnologia nas relações interpessoais, etc.
São milhares de pesquisas, teorias e técnicas relacionadas ao comportamento e à mente humana. Assim, fazendo do psicólogo o profissional que orienta e auxilia essas pessoas cada vez mais no encaixe dessas peças, desse grande quebra-cabeça que é a mente humana.