O que fazer com um problema
Vou te explicar agora porque você deve resolver um problema.
Normalmente a resposta é automática: “Eu resolvo porque tenho que resolver”. Mas e se substituirmos a palavra “porque” por “por quem”, as coisas podem ficar mais motivadoras.
Um problema não resolvido se transforma em medo.
Vou dar um exemplo: uma tomada está quebrada, e nesta tomada alguém pode se ferir.
Neste momento, não arrumar esta tomada faz com que meu inconsciente fique a todo momento com medo que alguma pessoa possa vir a se machucar nesta tomada. No entanto, eu não vou conseguir me acalmar até resolver o problema da tomada quebrada. Nesse momento, eu posso até esquecer da tomada quebrada. Mas meu inconsciente entendeu como “algo a ser resolvido” e então isso aparece como sintoma de MEDO para mim.
A partir do momento em que eu tenho consciência de que eu vi aquela tomada estragada, será minha a responsabilidade de qualquer acidente.
Por mais que eu não pense nessa situação e por mais que eu tente deixar de lado toda essa culpa, o meu inconsciente acaba muito incomodado com a questão da tomada quebrada. Como ele não identifica como “tomada quebrada”, ele somente aponta “PERIGO, PERIGO, PERIGO”.
O excesso desse sinal de PERIGO pode se transformar em um transtorno mental, como os transtornos de ansiedade. Então esse “medo” possivelmente aparecerá como sintomas como ansiedade, pânico, depressão, etc.
Muitas vezes temos transtornos de ansiedade e não sabemos de onde ele vem. Mas talvez o acúmulo de situações como a “tomada quebrada” possa ser a causa do seu incômodo ou transtorno que agora você sofre.
Então, resolva os problemas por você! Um a um, não deixe nada para trás. Para que você fique tranquilo. Para que esse problema não se torne um medo em seu inconsciente.
Comece com ajustes pequenos, como simples tomadas quebradas, objetos pelo chão, pisos escorregadios, etc. Quem sabe na organização de seu quarto, seu banheiro, etc.
Faça com que seu comportamento diário auxilie o seu inconsciente a não entender simples situações do dia a dia como PERIGO EMINENTE. Resolva o que tem que ser resolvido, porque? Por você! Pela sua saúde mental.