O Prejuízo do uso de álcool e outras drogas
Sabemos que um pouco óbvio, mas trago essa ordem para você.
Uma vez que abuso do álcool e outras drogas, eu não consigo me manter em um trabalho. Não conseguindo me manter em um trabalho, possivelmente me falte dinheiro. Faltando dinheiro, eu começo a emprestar de outras pessoas.
Isso faz com que meu círculo social acabe diminuindo, pois uma vez que eu não consigo devolver a quantia, as amizades e família vão se distanciando cada vez mais.
O problema real desse distanciamento é que de repente eu me enxergo sozinho. Quando estou sozinho, eu acabo procurando outros amigos, que normalmente estão na mesma situação que eu, fazendo uso e abuso de álcool e outras drogas.
Desta forma, é uma ladeira muito grande e que lá no final, virá a falta de saúde.
No abuso do álcool principalmente, o fígado é o primeiro a sofrer. Nas outras drogas inalantes, o pulmão é o primeiro que sofre. Mas a questão é que quando eu estiver debilitado da minha saúde, neste momento estarei sozinho. Pois meu círculo social já se foi, meus familiares já não me apoiam. Eu já não tenho mais dinheiro, pois eu não consegui manter meu trabalho. E sem dinheiro, sozinho, e com a saúde debilitada, é muito mais difícil uma recuperação.
O alcoolismo mata mais que homicídio, AIDS e tuberculose. Cerca de 15% dos brasileiros hoje são dependentes de álcool. Desses 15%, 6% têm entre 14 e 17 anos.
Então é uma questão de escolha. O uso e abuso do álcool e outras drogas primeiro leva o seu financeiro, você acaba perdendo todo o seu círculo social e as pessoas se distanciam de você. E por fim, temos o prejuízo da saúde.
Lembre-se que o sofrimento, na maioria das vezes, não é escolha sua, mas passar por esse sofrimento sozinho, sem auxílio, com certeza não é uma boa escolha. E essa escolha sim, você pode ter! Em caso de suspeita de alcoolismo ou dependência, procure um tratamento psicológico; o profissional irá auxiliar você em como lidar com essa dependência.