O que é um problema?

De acordo com a psicologia cognitiva, um problema pode ser definido como uma questão ou situação que envolve uma dificuldade, incerteza ou dúvida. Assim, existe todo um processo mental quando se trata de um problema. Seja para percebê-lo e/ou para resolvê-lo. O mais importante de tudo é saber que para ser chamado de problema, obrigatoriamente ele tem que ter solução. Senão não pode ser chamado de problema. 

Problemas pessoais podem afetar outros setores de inúmeras maneiras, como, por exemplo, descontar o stress numa pessoa que sequer sabe o que está acontecendo, uma fala mais rude, um olhar mais severo, críticas mais pesadas, e etc.

É extremamente importante que possamos encontrar nosso equilíbrio mental e emocional, para que saibamos lidar com as situações do dia-a-dia de forma mais madura e sensata.

Mas como resolver um problema? Veja os passos a seguir:

Compreensão

Você leu o problema, mas você entendeu o que você leu? Você sabe os dados mais relevantes que ele te deu para resolver o problema? No primeiro momento é preciso ter compreensão e muita calma, pois é preciso perceber que o problema existe e descobrir a sua origem.

Plano ou Estratégia

Para resolver um problema, após sua identificação e compreensão, passa a ser importante elaborar estratégias para que ele seja resolvido. Isso irá depender da situação e do problema, além das características de cada pessoa.

Execução

É você colocar a mão na massa e resolver esse plano e aplicar a estratégia que você pensou. Mas é preciso ter em mente que, de acordo com a importância do problema, será preciso alocar recursos para resolvê-lo. Esses recursos podem ser financeiros, de tempo, esforço e assim por diante. 

Verificação

Será que o plano e a estratégia utilizada resultaram na resposta correta? Pare para perceber se a sua abordagem para resolver o problema está realmente trazendo resultados. Perceba se estão ocorrendo mudanças significativas para que o problema deixe de existir.

Conclusão e Compartilhamento

Se você chegou aonde queria e o seu problema não te incomoda mais, agora você sabe que até o momento, esta é a melhor forma encontrada para a resolução de um problema. Agora também é a hora de compartilhar o ensinamento com alguém que também está tentando resolver um problema.

E lembre-se: um problema é algo esperando para ser resolvido. Não deixe-o de lado e tente fugir, resolva-o!