O que é um problema?
Problemas pessoais podem afetar outros setores de inúmeras maneiras, como, por exemplo, descontar o stress numa pessoa que sequer sabe o que está acontecendo, uma fala mais rude, um olhar mais severo, críticas mais pesadas, etc.
É extremamente importante que possamos encontrar nosso equilíbrio mental e emocional, para que saibamos lidar com as situações do dia a dia de forma mais madura e sensata.
Mas como resolver um problema? Veja os passos a seguir:
Compreensão
Você leu o problema, mas você entendeu o que você leu? Você sabe os dados mais relevantes que ele te deu para resolver o problema? No primeiro momento é preciso ter compreensão e muita calma, pois é preciso perceber que o problema existe e descobrir a sua origem.
Plano ou Estratégia
Para resolver um problema, após sua identificação e compreensão, passa a ser importante elaborar estratégias para que ele seja resolvido. Isso irá depender da situação e do problema, além das características de cada pessoa.
Execução
É você colocar a mão na massa e resolver esse plano e aplicar a estratégia que você pensou. Mas é preciso ter em mente que, de acordo com a importância do problema, será preciso alocar recursos para resolvê-lo. Esses recursos podem ser financeiros, de tempo, esforço e assim por diante.
Verificação
Será que o plano e a estratégia utilizada resultaram na resposta correta? Pare para perceber se a sua abordagem para resolver o problema está realmente trazendo resultados. Perceba se estão ocorrendo mudanças significativas para que o problema deixe de existir.
Conclusão e Compartilhamento
Se você chegou aonde queria e o seu problema não te incomoda mais, agora você sabe que até o momento, esta é a melhor forma encontrada para a resolução de um problema. Agora também é a hora de compartilhar o ensinamento com alguém que também está tentando resolver um problema.
E lembre-se: um problema é algo esperando para ser resolvido. Não deixe-o de lado e tente fugir, resolva-o!