Home Office – Como se adaptar a esta nova forma de trabalho

Com a recomendação do distanciamento social para minimizar os efeitos do coronavírus (COVID-19), muitas pessoas aderiram ao trabalho remoto. Mas em momentos assim, qual é a melhor maneira de maximizar a produtividade, manter uma boa saúde e manter a produtividade no home office durante a quarentena?

O importante é fazer as pausas, seguindo sempre um padrão, por mais difícil que seja, pois, estando em casa, tudo tem a tendência de nos distrair.

Outro fator não menos importante é fazer uma “conferência” em vídeo com os outros colegas do trabalho, aqueles de nosso cotidiano, para tomar café, trocar ideias, para se distraírem, etc. Essa seria uma pausa agradável para “jogar conversa fora”, assim como, seguindo este mesmo padrão, um hábito saudável.

Outra estratégia importante é o método Pomodoro, intercalando períodos de foco com pausas programadas. Desta forma, visa-se o rendimento, pois ajuda o cérebro a ter mais atenção e uma maior produtividade.

Também é importante praticar exercícios, relaxamento, meditação, ou outro método que descanse a mente.

No contexto atual, surgem sentimentos que acarretam a falta de motivação no trabalho e nos relacionamentos, ou seja, a sensação de vazio existencial, tristeza e falta de perspectiva de vida, gerando, com isso tudo, sentimentos apáticos e de procrastinação frente às atividades diárias.

É primordial, além de identificar os problemas relacionados à saúde emocional, também gerenciar suas atitudes para possíveis soluções diante dessas sensações que as pessoas, na maioria das vezes, não conseguem nomeá-las.

Dessa forma, a terapia vem de encontro para poder ajudar a manter atitudes que nos auxiliam e nos norteiam para encontrar as prováveis soluções que, no momento, estão confusas.