Dificuldades no Relacionamento

A dificuldade em se relacionar está cada vez maior, seja entre casais, famílias, amigos ou colegas de profissão. Isso porque a comunicação vem sendo cada vez mais conturbada e difícil.

Mas o que é a dificuldade de relacionamento?

É a dificuldade que algumas pessoas encontram de se expor ao contato íntimo e formal, nos variados contextos. Aquilo que para alguns é tão natural, para outras é um pesadelo. E assim, muitos preferem se isolar ou buscar formas de relacionamento diferentes, como através da internet, onde não precisam se expor totalmente.

Falar na dificuldade em se relacionar num primeiro momento parece ser algo superficial. Até porque o ser humano é um ser social. Porém o relacionamento significa a capacidade de manter um convívio, ou seja, uma ligação entre as pessoas.

Problemas para se relacionar com outras pessoas podem vir da dificuldade de se relacionar consigo mesmo. O desafio sempre de compreender sinais do corpo e da mente sobre si mesmo e, consequentemente, das outras pessoas, pode ser demais e nos deixar à deriva. Não somente em relacionamentos amorosos, mas também de amizade, no ambiente de trabalho e na família podem ser difíceis. 

Um dos primeiros passos para lidar com esse problema é saber mais sobre você mesmo e como anda seu relacionamento consigo mesmo. O quanto você se conhece? E como você tem se tratado? 

Todos enfrentamos alguma dificuldade ao lidar com o desconhecido. Em relacionamentos com outras pessoas estamos sempre lidando com o desconhecido, até que aquela pessoa, ou mesmo aquela situação, se torne mais familiar.

Podemos criar barreiras internas, baseadas em sentimentos, ideias e crenças sobre as pessoas, sobre relacionamentos ou, ainda, sobre nós mesmos. Barreiras que criam problemas de relacionamento para nós e podem se arrastar por muito tempo, tirando da nossa vida muitas oportunidades e histórias enriquecedoras.

Seja lá qual for o motivo que leva o indivíduo a não se expor, só podemos considerar como problemático o comportamento de esquiva que tiver trazendo sofrimento para o indivíduo. Nestes casos, o ideal é procurar ajuda profissional e seguir um tratamento.