Como resolver problemas (aparentemente) sem solução

2

É normal que todos já tenham passado por um problema no qual parecia não haver soluções possíveis. Este bloqueio ocorre de forma natural, pois quanto mais pensamos e ruminamos sobre o problema que enfrentamos e todas as dificuldades para resolvê-lo, criamos um padrão de pensamento negativo. Assim, fica difícil para o nosso cérebro quebrar este padrão e alterar para um modelo de pensamento voltado à solução do problema.

De acordo com a psicologia cognitiva, um problema pode ser definido como uma questão ou situação que envolve uma dificuldade, incerteza ou dúvida. Assim, existe todo um processo mental quando se trata de um problema. Seja para percebê-lo e/ou para resolvê-lo.

Para resolver um problema é importante organizar todas as informações a respeito dele, assim você estará preparado para lidar com esse problema, encontrando uma solução mais adequada. Também é preciso ter em mente que, de acordo com a sua importância, será preciso alocar recursos para resolvê-lo. Esses recursos podem ser financeiros, de tempo, esforço e assim por diante. Assim, quanto maior o problema, mais recursos serão utilizados.

Além disso, você precisará passar a monitorar o seu progresso na resolução desse problema. Afinal, um problema dificilmente será resolvido do dia para a noite.

Entretanto, a única maneira de ter certeza que você encontrou a solução correta para o seu problema é avaliando os resultados. Isso pode ser realizado ao longo do tempo, percebendo se o problema foi realmente resolvido ou parcialmente resolvido.

Independentemente do tipo de problema, sempre vão existir soluções, basta analisá-lo e estudá-lo bem, ter calma e perseverança em sua resolução.

Leia também