Ansiedade: O que é, Sintomas, Tratamento e Dicas
A ansiedade é uma reação que todo indivíduo experimenta diante de algumas situações do dia a dia, como falar em público, expectativa para datas importantes, entrevistas de emprego, vésperas de provas, exames de saúde entre outras.
Contudo, algumas pessoas vivenciam esta reação de forma mais frequente e intensa, que pode ser considerada patológica e comprometer a saúde emocional.
A ansiedade é algo muito próximo da preocupação. E preocupação nada mais é do que um aspecto do medo, um temor de que as coisas não saiam como nós gostaríamos. Todos esses componentes são necessários para a nossa evolução e sobrevivência. Entretanto, o que não pode ocorrer é um exagero de qualquer um deles.
Alguns sintomas psicológicos da ansiedade são: constante tensão ou nervosismo; sensação de que algo ruim vai acontecer; problemas de concentração; medo constante; preocupação exagerada em comparação com a realidade; problemas para dormir; irritabilidade; entre outros.
Alguns sintomas físicos da ansiedade são: dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração; respiração ofegante ou falta de ar; tremores nas mãos ou outras partes do corpo; sensação de fraqueza ou fadiga; boca seca; mãos e pés frios ou suados; náusea; entre outros.
O ideal é procurar ajuda médica partir do momento em que o distúrbio de ansiedade produz algum tipo de desprazer ou sofrimento, interferindo negativamente na qualidade de vida. Muitas pessoas costumam ter dúvidas em relação à busca do profissional, mas é fundamental que pessoas com transtorno de ansiedade procurem um psicólogo. O tratamento pode envolver diversas abordagens, como: Psicoterapia, Psicanálise, Gestalt, Terapia cognitivo-comportamental, uso de medicamentos, entre outros.
Dicas para Controlar a Ansiedade
Pratique exercícios, meditação, ouça músicas e tenha hábitos saudáveis em geral, pois um cérebro saudável é a primeira linha de defesa contra a ansiedade, depressão e outros transtornos do humor.
Todos passamos por momentos de ansiedade e stress. Mas se forem muito frequentes ou muito intensos, podem indicar a necessidade de auxílio de profissionais especializados. Assim, fique atento à sua saúde e sempre procure ajuda especializada.