Pais que não falam com filhos. Tias e tios com diferenças de opinião. Isso acontece em sua família? Saiba que a Terapia Familiar pode amenizar essas perturbações.

A terapia familiar ajuda famílias que estão passando por momentos de conflitos ou de estresse a encontrarem a harmonia Os conflitos podem não ter um motivo exato, como uma briga ou uma herança não recebida. E também podem surgir diferenças de personalidades e opiniões. A terapia então, tem como objetivo acalmar os conflitos, fazê-los enxergar seus comportamentos e identificar os pontos de atrito no relacionamento, apontando soluções.

Como funciona a terapia familiar?

O diálogo é a principal ferramenta. Em uma terapia familiar as sessões podem ocorrer em grupos ou individualmente. Os integrantes da terapia são incentivados a falarem sobre suas dores e perturbações.

Como a Terapia Familiar pode ajudar sua família?

Muitas famílias enfrentam conflitos por um longo tempo. Algo que ocorreu entre tios pode afetar o relacionamento dos primos, por exemplo. A terapia pode fortalecer esses relacionamentos libertando-os do passado, isso porque o desabafo e a discussão sobre o assunto pode fazer a familiar entender o motivo do conflito e assim partir para a resolução desse motivo.

A terapia é uma excelente alternativa para famílias que sofreram perdas recentes ou passam por momentos de extrema dificuldade, como crise financeira ou impasses no casamento ou problemas com um familiar dependente de álcool ou outras drogas.

Para que a terapia familiar cumpra seu propósito com sucesso, todos os membros da família envolvidos devem estar de acordo com o tratamento e cooperar com o terapeuta à medida que assuntos desconfortáveis começam a surgir. 

Somente após muita tentativa e erro e reflexão, a terapia pode começar a mudar os padrões de comportamento da família e assim diminuir seus conflitos.