As Tempestades da Vida

2

Grande parte daquilo que somos é determinado pelas tempestades que já vivemos. Nós tendemos a subestimar o aprendizado das experiências mais duras, sem pararmos para pensar na grande mudança positiva que elas podem causar em nossas vidas, e nos concentramos apenas nos aspectos negativos.

Sentimos falta de como éramos antes de termos passado por coisas desagradáveis, sem percebermos que é inevitável ter esse tipo de experiência na vida, das quais podemos sair derrotados ou fortalecidos.

Na verdade, são os momentos difíceis, as grandes decepções e os acontecimentos desagradáveis, que revelam a nossa verdadeira natureza e que nos levam a sermos fortes e resilientes. Coincidência ou não, às vezes essa tempestade pela qual você passou lhe trouxe de volta à vida. De forma paradoxal e sem que você estivesse à espera, depois de se recuperar de um ferimento e uma grande dor, você estará mais calmo do que nunca.

As tempestades que nos transformam

Se a vida fosse calma e fácil, não seria vida. Se todas as pessoas do mundo fossem iguais e quisessem a mesma coisa, os relacionamentos humanos seriam vazios e não existiria motivação para lutar e superar. Mesmo imaginando uma sociedade cheia de justiça e igualdade, algo maravilhoso que todos ansiamos continuaríamos a ter conflitos.

A instabilidade está na própria natureza que nos rodeia e na própria natureza dos seres humanos. Não saber tolerar a ambiguidade, a incerteza e o conflito é um composto natural para sofrer de distúrbios psicológicos. O mito da estabilidade não é nada mais que isso: um mito.

Se estivermos cientes deste fato, estaremos preparados e cientes de que podem ocorrer mudanças bruscas e acontecimentos. Preparados e cientes, nunca treinados… é aí que reside a beleza e a variabilidade dos seres humanos; na forma como se desenvolvem perante os acontecimentos bons ou ruins.

Leia também