Psicoterapia

2

Afinal de contas, a psicoterapia funciona? A resposta é sim. Mas devemos observar algumas questões, porque existem muitas variáveis que atrapalham o tratamento psicoterapêutico.

A psicologia tem muitas abordagens para ajudar nesse tratamento. Cada psicólogo vai usar as técnicas que melhor domina para ajudar seu paciente, principalmente nos transtornos mentais.

A dica é encontrar um profissional da psicologia que traga a melhor técnica para você. E essa técnica tem que ajudá-la na diminuição do seu sofrimento.

Outro ponto é que marcar uma sessão de terapia não significa que tenha que continuar um longo tratamento psicoterapêutico.

O correto é que o psicoterapeuta consiga entender o caso e saiba como deve tratar e se deve tratar, porque ele pode ter que encaminhar para outros psicólogos ou um psiquiatra.

A questão desse encaminhamento para psiquiatra é a necessidade ou não de medicamentos.

Vale frisar que os psicólogos não podem, de maneira alguma, prescrever receitas de medicamentos. Esta é uma função exclusiva do psiquiatra.

Dessa forma, o psicólogo vai usar de suas abordagens teóricas e suas técnicas para auxiliar o paciente ou cliente a como lidar com esse sofrimento psíquico.

Lembre-se que:

O sofrimento, na maioria das vezes, não é escolha sua. Mas passar por esse sofrimento sozinho e sem auxílio, com certeza não é uma boa escolha. E essa escolha sim, você pode ter. Se você quer ajuda ou não.

Leia também