Prevenção da Depressão e Estresse no ambiente de trabalho

3

O estresse se popularizou nos últimos tempos, e uma das maiores causas é a depressão pelo trabalho. Uma pesquisa realizada pela associação nacional de controle ao estresse, aponta que o brasileiro é o segundo povo mais estressado do mundo, perdendo apenas para os japoneses.

Setenta por cento dos entrevistados, culpam o trabalho pelo problema.

Existem fatores estressantes que acabam aumentando o estresse, mas eles não são propriamente do trabalho. E sim, falta de saúde, de equilíbrio emocional, recursos financeiros, não realização de propósitos, problemas familiares e de relacionamento amoroso, falta de vida social, hobbies e diversão.

Mas afinal, o que é o estresse? O estresse, na verdade, é uma resposta natural para eventos em que a pessoa se sinta ameaçada e sob pressão. Ao se sentir em perigo (real ou imaginário), as defesas do organismo disparam um processo rápido e automático conhecido como: reação ao estresse. O sujeito vai lutar ou fugir.

Nesse momento, o sistema nervoso reage com a liberação de uma inundação de hormônios do estresse, como a adrenalina e o cortisol. Esses hormônios despertam no corpo uma reação, como se estivesse em estado de emergência.

O estresse positivo é a fase inicial de alerta em que o organismo produz adrenalina e injeta ânimo e energia, que faz o trabalhador ser mais produtivo, inclusive mais criativo.

Mas o estresse negativo é aquele estresse em excesso. Ele ocorre quando a pessoa ultrapassa seus limites, esgotando sua capacidade de adaptação. O organismo perde nutrientes e a energia mental é reduzida.

A produtividade e a capacidade no trabalho são comprometidas, e o trabalhador pode vir a adoecer.

A diferença entre estresse e cansaço é que um trabalhador estressado não consegue descansar, não consegue dormir. Já o cansaço, com algumas horas de sono, o problema está resolvido.

Os sintomas do estresse no trabalho são tensão, irritabilidade, incapacidade de se concentrar, cansaço e insônia. Sintomas físicos como boca seca, coração acelerado, dificuldade em respirar, dor de cabeça, dor de estômago, sudorese nas palmas das mãos, músculos tensionados que podem causar dor e tremor.

Como reduzir o estresse e a depressão no trabalho: trabalhe com o que gosta! Existem muitas formas de trabalho, ajuste a sua. Mas nem sempre isso é possível, então caminhe, se alimente bem e, principalmente, respire; é o principal remédio para o combate ao estresse e à depressão no mercado de trabalho.

Leia também