Como saber se você está com depressão?

3

Não tenha medo de falar sobre sua saúde mental! Esteja disposto a falar sobre seus sentimentos e angústias, procurar ajuda não significa ser fraco e sim forte para enfrentar qualquer situação que esteja passando. E se no caso, estiver pensando em um quadro de depressão?

Os sintomas principais da depressão são o humor deprimido por mais de 2 semanas, perda de prazer em realizar atividades e sensação de fadiga. Existem vários níveis de depressão e apenas um psicólogo pode confirmar qual é o estágio do quadro:

Leve: o paciente apresenta 4 sintomas;

Moderada: o paciente apresenta de 5 a 8 sintomas;

Grave: o paciente apresenta 8 a 10 sintomas.

Se você hoje está pesquisando sobre o assunto, já está aberto a procurar ajuda. Ficar com medo talvez seja um dos motivos de ainda não procurar um profissional, mas a psicoterapia pode vir até você como um apoio e não especificamente o tratamento de uma doença específica.

Ou seja, você pode ir até um profissional com uma queixa específica e trabalhar diversos campos do seu comportamento a favor de melhorar essas questões. Assim, é um apoio e um pontapé inicial para que você consiga falar sobre você e seus sentimentos.

O diagnóstico de depressão só é realizado por profissionais psicólogos ou psiquiatras, sendo necessário verificar sinais no cotidiano, para buscar um tratamento adequado.

Se você se perguntou se tem depressão, procure ajuda! Se atente aos sinais e exponha-os a seu psicólogo, quanto mais cedo mais rápido o alívio de se sentir em paz com seu corpo e mente.

Leia também