Como Diminuir a Ansiedade nos Estudos

O transtorno de ansiedade é um estado emocional que compromete diretamente o desempenho das pessoas. Existe a ansiedade  funcional, que é aquela que nós deixa proativos e existe a ansiedade disfuncional, que é aquela que nos atrapalha e bloqueia. A não solução de problemas financeiros e de relacionamento, pressão no trabalho, nos estudos e tantos outros, fazem parte do desencadeamento deste transtorno de ansiedade disfuncional. Acontecimentos que, para muitas pessoas, são banais, para outras podem se tornar extremamente ameaçadores. Mas como evitar a ansiedade nos estudos? 

1. Faça um plano de estudos

Estudar todo o conteúdo de uma vez não é saudável. Por isso, crie um esquema de estudos com pausas para descanso e alterne as matérias. O ideal é não ultrapassar uma hora em cada disciplina.

2. Não procrastine

Se você criou um plano de estudos, ele deve ser seguido, por isso, não deixe para depois. Muitas vezes a vontade de estudar está baixa, mas as consequências serão sentidas no futuro. Então reserve pelo menos um tempo do período programado para revisar a matéria.

3. Aceite seus limites

Às vezes o esgotamento mental fala mais alto que a necessidade de estudar, quando isso acontecer, respeite o seu corpo. Estudar fatigado não traz resultados, apenas mais ansiedade.

4. Regule a sua alimentação

Alguns alimentos e bebidas podem gerar mais ansiedade quando consumidos em excesso. Isso acontece principalmente com a cafeína. É comum estudantes se excederem em bebidas como café e energéticos para se manterem acordados, mas isso não é benéfico.

5. Mantenha-se saudável

Ter uma boa alimentação, dormir bem e praticar exercícios físicos regularmente ajuda a regular os níveis de serotonina no corpo, um fator que ajuda muito no combate a ansiedade.

Mas é importante ter em mente que, níveis elevados de ansiedade não são normais. E caso necessário, procure ajuda especializada.