ANSIEDADE nos Relacionamentos Amorosos

2

Você se sente ansiosa em seu relacionamento? As “paranóias” têm surgido com frequência em seus pensamentos ou de seu parceiro? Quem já se relacionou sabe que um namoro é propenso para pensamentos e sentimentos ansiosos, podendo surgir em qualquer fase do relacionamento. Se você se identifica, continue lendo este post.

A ansiedade é caracterizada por um sentimento que causa medo e preocupação. Em um relacionamento pode te deixar preocupado com o que poderia acontecer e não ver o que está acontecendo de fato.

Uma pessoa ansiosa em um relacionamento pode não conseguir expressar seus verdadeiros sentimentos. Se você ou seu parceiro não se expressarem, a ansiedade pode se tornar mais forte.

Sendo uma resposta hiperativa ao medo, a ansiedade pode fazer com que você se preocupe mais com seu medo do que o que realmente suas necessidades. Você começa a sentir que precisa se preocupar em se proteger no relacionamento, mas isso pode estar impedindo que você seja compassivo e solidário com seu parceiro.

Mas o que fazer para que o seu relacionamento dê certo? Viva o momento! Se o seu parceiro ou você se sente ansioso, treinem juntos para viver o momento. Não desviem os pensamentos e se concentrem no presente. Pausem e pensem, compartilhem o que estão sentindo conscientemente, e se ajudem antes de se retrair ou atacar com medo. O famoso “não é nada” não pode continuar em seu relacionamento.

Construir laços de confiança com seu parceiro pode reduzir o poder da ansiedade. O segredo é compreender como a ansiedade afeta suas relações, para poder criar mudanças positivas. Se você precisa de ajuda, procure um psicólogo. A terapia de casais ou individual pode fortalecer sua relação, não precisa enfrentar seus sentimentos sozinha!

Leia também