Prevenção da depressão e estresse no ambiente de trabalho

O estresse se popularizou nos últimos tempos, e uma das maiores causas é a depressão pelo trabalho. Uma pesquisa realizada pela associação nacional de controle ao estresse, aponta que o brasileiro é o segundo povo mais estressado do mundo perdendo apenas para os japoneses.

Setenta por cento dos entrevistados, culpam o trabalho pelo problema.

Existem fatores estressantes que acabam aumentando o estresse, mas eles não são propriamente do trabalho. E sim falta de saúde, de equilíbrio emocional, recursos financeiros, não realização de propósitos, problemas familiares e de relacionamento amoroso, falta de vida social, hobbies e diversão.

Mas afinal o que é o estresse? O estresse na verdade é uma resposta natural para eventos em que a pessoa se sinta ameaçada e sob pressão. Ao se sentir em perigo (real ou imaginário) as defesas do organismo disparam um processo rápido e automático conhecido como: reação ao estresse. O sujeito vai lutar, ou fugir.

Nesse momento o sistema nervoso reage como uma liberação de uma inundação de hormônios do estresse, com a adrenalina e cortisol. Esses hormônios despertam no corpo uma reação, como se estivesse em estado de emergência.

O estresse positivo, é a fase inicial de alerta em que o organismo produz adrenalina e injeta animo e energia, que faz o trabalhador ser mais produtivo, inclusive mais criativo.

Mas o estresse negativo, é aquele estresse em excesso. Ele ocorre quando a pessoa ultrapassa seus limites, esgotando sua capacidade de adaptação. O organismo perde nutrientes e a energia mental é reduzida.

A produtividade e a capacidade no trabalho são comprometidas, e o trabalhador pode vir a adoecer.

A diferença entre estresse e cansaço é que um trabalhador estressado não consegue descansar, não consegue dormir. Já o cansaço, com algumas horas de sono o problema está resolvido.

Os sintomas do estresse no trabalho são tensão, irritabilidade, incapacidade de se concentrar, cansaço e insônia. Sintomas físicos como boca seca, coração acelerado, dificuldade em respirar, dor de cabeça, dor de estomago, sudoreses nas palmas das mãos, músculos tensionados que podem causar dor e tremor.

Como reduzir o estresse e a depressão no trabalho: trabalhe com o que gosta! Existem muitas formas de trabalho, ajuste a sua. Mas nem sempre isso é possível então caminhe, se alimente bem, e principalmente respire, é o principal remédio para o combate ao estresse e depressão no mercado de trabalho.