O que pode causar a depressão?

Já falei sobre os sintomas, quem pode ter depressão e tratamento. Mas afinal, existem gatilhos que causam a depressão? 

A depressão pode tanto surgir sem motivo aparente, ou quanto a um evento importante que desencadeiam os sentimentos de tristeza, levando alguns casos a depressão. Separei alguns tópicos abaixo, com gatilhos da doença, confira:

  • Eventos estressantes

Divórcio, falência, perda de emprego ou morte de uma pessoa próxima podem ser eventos estressantes na vida de alguém. A gravidade do evento em si tem pouco a ver com a gravidade da depressão posterior; o fato de ter acontecido por si só já basta.

  • Solidão

Estar afastado da família ou como romper relações com os amigos, por exemplo, pode desencadear a doença

  • Consumo de álcool e drogas

Abusar de álcool e drogas, principalmente em momentos difíceis, é perigoso. Em épocas complicadas, há quem os utilize como válvula de escape. Mas embora pareçam “ajudar” momentaneamente, o efeito é inverso.

  • Doenças crônicas

Problemas de saúde fatais ou de longa duração, como câncer ou doenças coronárias, têm o potencial de gerar depressão.

  • Gravidez

Até um evento tão alegre como o nascimento de um bebê pode ser um gatilho de depressão. Certas mulheres são particularmente vulneráveis a uma variação do transtorno chamada depressão pós-parto.

Há casos em que o gatilho para depressão não está presente, podendo até mesmo ser devido a genética ou fatores não identificados. Lembre-se que a depressão não necessariamente precisa de um gatilho como os citados acima, assim como os gatilhos não irão obrigatoriamente causar a depressão, são todos fatores relativos. Mas, se caso você passou por algum dos momentos acima, ou esteja enfrentando momentos difíceis atualmente, procure ajuda psicológica e entenda seus sentimentos. Você não precisa passar por isso sozinho.