Você sabia que normalmente o estresse é a causa de uma má administração da sua Energia Vital? Se você se sente estressado ou cansado mentalmente, continue lendo este texto até o final.

O estresse normalmente está ligado a uma baixa de Energia Vital. 

Energia Vital

Na espiritualidade, seria associado com uma vontade de viver, a fé, carregada de axé, entre outros; independente da religião, digamos que seria uma força que te leve para frente, que te leve a atitudes durante seu dia ou vida. Então, uma pessoa que atualmente está em momentos de estresse vai desistindo de fazer algo ou cansado…

Calculando sua Energia Vital

E quem disse que não existe um pouco de matemática na Psicologia? Para te ajudar a entender o conceito vamos associar a Energia Vital com medidas de Energia Elétrica, como Watts. Imagine que nós normalmente acordamos com 100W de energia para ser consumida durante o dia. Dessas 100, 20 seu sistema fisiológico irá consumir com atividades como respirar, digerir, caminhar, etc.

Então, antes mesmo de você começar o seu dia, já está com 80W de Energia Vital.

Neste caso, é quando você realmente estiver tendo noites tranquilas, com sono reparadores que te façam acordar com a energia completa. O que normalmente não acontece em fases de estresse.

Pessoas que estejam passando por isso, não conseguem ter um sono reparador. Não se sentem recarregados…

Digamos que na noite anterior você apenas teve um sono razoável, diminuindo a demanda de energia pelo seu corpo você então iniciou o dia com 50W de energia. Quando chega no trabalho ou inicia seus estudos, já está com 50% da sua Energia. Por conta disso, irá gastar ainda mais energia do que realmente seria necessário. Mesmo em situações cotidianas, você sentirá a necessidade de se esforçar mais para realizar algumas tarefas.

Afinal, quando estamos estressados nosso entendimento cognitivo não está atento. Precisando de mais atenção e demanda de energia.

A Energia Vital e Valores

Se realmente acordamos com uma quantia de Energia Vital todos os dias, quais atividades podem estar consumindo mais ou menos energia?

Uma das coisas mais estressoras da vida, é o não entendimento dos próprios valores:

  • Família
  • Relacionamento Amoroso
  • Amigos
  • Trabalho
  • Estudo
  • Saúde
  • Auto Estima
  • Lazer

Se você é apenas 1 pessoa, poderia estar 100% atenta a todos os valores acima? Provavelmente não. Então você irá decidir quais são os mais importantes para você!

Exercício: Elenque todos os valores acima e analise quais os de maior prioridade em sua vida e o restante.

A ideia é que, quando você tem o entendimento de seus valores, nada te estressa. Quando você não tem determinado, você não consegue elencar suas prioridades. O que faz com que você se esforce em duas atividades e sempre irá falhar em uma causando o estresse.

Você não tem energia para TUDO.

Exemplo: Sou um profissional com a carreira em crescimento e em busca de aperfeiçoamento. Porém ainda sou Pai e Marido. Temos aqui, Trabalho, Estudo, Família e Relacionamento como Valores que estão usufruindo de minha energia Vital.

A ideia é aprender a lidar com a Energia Vital, dividi-la entre seus valores.

Se você é estudante e está iniciando em um novo trabalho, será necessário mais energia no âmbito profissional. Então você pode aceitar um 8 de média, porque sua Energia Vital está focada no novo emprego.

Então busque tarefas, cursos ou até mesmo um relacionamento quando você achar que terá Energia para isso. Não digo não estude e trabalhe ao mesmo tempo, mas você pode trabalhar menos horas ou preferir cursos de menor exigência.

Se você estiver em uma profissão ou curso que não seja o seu perfil, irá demandar mais tempo, dedicação e isso consequentemente irá “gastar” ainda mais Energia Vital do que a sua profissão que realmente se enquadre a você.

“Se eu tiver que fazer cálculos, eu me estresso”

Quem disse que psicólogo também não pode ter sua Energia afetada? Sim, se eu me propor a uma atividade de que eu não tenha perfil, como o cálculo, eu me tornarei uma pessoa mais estressada.

E quando falta energia e causa estresse?

A psicologia de Wilhelm Reich, fala que quando falta energia para uma atividade, nossa mente irá tirar a energia fisiológica que comentamos no início desse assunto. Ou seja, os 20 que eram utilizados para respirar, digerir, caminhar e etc, não estarão mais disponíveis, o que acarretará em sintomas físicos como:

  • Falta de ar;
  • Aceleração no ritmo cardíaco;
  • Suor excessivo;
  • Dores musculares;
  • Sintomas de pele;
  • Dor de estômago;
  • Alterações no trânsito intestinal.

E quando isso acontece ao invés de chamarmos de estresse pode levar a pessoa a desenvolver a Síndrome de Burnout.

É necessário sair do emprego por estresse?

Errado, se você está com uma deficiência de energia no trabalho, você pode não estar sabendo lidar com a sua Energia Vital.

ACEITAR SER MEDIANO pode ser o segredo para uma vida com menos estresse.

No que você tem que ser competitivo? É um valor de prioridade? É ali que a sua energia precisa estar 100%? São essas e muitas mais perguntas que você deve analisar e pensar… 

Indagações, conflitos e analisar seus próprios valores pode não ser uma tarefa fácil. Com a Terapia Cognitiva Comportamental é possível. Você vai entender suas próprias atitudes e o que pode estar afetando sua saúde mental e física. Inicie um tratamento com um Psicólogo ou Psicoterapeuta e conheça ainda mais você mesmo e sua Energia Vital!