As 4 fases da Consultoria Psicológica Empresarial

Sabendo sobre a importância da Psicologia Empresarial (abordado no texto anterior), vamos te mostrar quais passos seguir em uma análise comportamental em sua empresa:

1ª Fase – Análise Comportamental e Mapeamento Comportamental (Realizado por meio de observações, avaliações psicológicas e Engenharia de Assessment)

  • Identificação dos principais “problemas emocionais ou comportamentais” presentes nas interações e nos processos de comunicação interpessoal, que ocorrem nos setores e equipes presentes nas empresas e organizações. Normalmente esse trabalho é realizado no setor administrativo, podendo ser executado também entre coordenadores/líderes e na direção;
  • Para as observações e avaliações psicológicas são necessárias em média 2h (duas horas) para cada empregado/funcionário/colaborador;
  • As avaliações psicológicas de personalidade poderão ser realizadas de 10 em 10 pessoas simultaneamente, aproveitando o mesmo honorário.

2ª Fase – Estratégia (Definição das “ferramentas adequadas” para resolução ou minimização dos problemas encontrados)

  • Para a devolutiva das análises dos resultados e apresentação das observações e das avaliações psicológicas, são necessários horários a serem combinados com o gestor (a). Estes deverão ser devidamente contabilizados seguindo “hora relógio”;
  • Para a definição das “ferramentas adequadas” para resolução ou minimização dos problemas encontrados, normalmente são utilizados de um a dois horários e se necessário mais horários, estes deverão ser devidamente alterados no valor seguindo “hora relógio”;
  • Nesta fase são discutidos os direcionamentos emocionais analisados.

3ª Fase – Execução da Estratégia

  • Estes deverão ser devidamente contabilizados seguindo “hora relógio”.

4ª Fase – Verificação

  • Consiste em verificar os resultados positivos da ação – Verificação métrica dos resultados positivos.